Imagem capa - Casando no Campo - Como organizar por FELIPE MENEGAZZI BARBOSA
faça chuva faça solcampestresonhosregistroWeddingsCasamentos

Casando no Campo - Como organizar


Foi-se o tempo em que os enlaces seguiam exatamente o mesmo protocolo, com cerimônia em igreja seguida de recepção em salão de festas. Atualmente, é possível personalizar o grande dia ao máximo, da escolha do local até as lembrancinhas. Como essas transformações costumam gerar várias dúvidas, veja algumas dicas para organizar um casamento no campo:


Explore as belezas naturais da região

Uma das grandes vantagens de um casamento no campo é atmosfera mágica que só a natureza é capaz de proporcionar a esse momento. Portanto, antes de comprometer seu orçamento com uma decoração muito elaborada, avalie o local da cerimônia e veja como ele pode ser valorizado. Na maioria dos casos, não é preciso investir muito para garantir um belo resultado.



Considere a decoração em estilo rústico

Casamento no campo é praticamente sinônimo de decoração rústica! Além de valorizar os elementos da natureza, esse estilo adota materiais com uma pegada natural, reaproveita antiguidades e combina com a tendência Do It Yourself (ou “faça você mesmo”, em português). O resultado é uma festa cheia de personalidade, romantismo e aconchego.


Adeque os trajes à ocasião

Dificilmente um vestido de noiva do tipo princesa combinará com uma cerimônia no campo – especialmente se ela for durante o dia e ao ar livre. Dê preferência aos modelos mais sequinhos, com tecidos leves e sem detalhes extravagantes. O noivo e os convidados também podem usar trajes despojados, que se adequem ao clima campestre e não deixem a elegância de lado.


Capriche na elaboração do cardápio

Se a festa for mais informal, você pode apostar em finger foods e caprichar na escolha dos doces. Mas se a ideia for oferecer uma refeição completa, vale se inspirar na culinária regional para elaborar o cardápio. O buffet também precisa se adequar à época do ano: estações quentes pedem pratos leves e frias exigem opções pesadas. Essa lógica se aplica às bebidas.


Pense no conforto dos convidados

A moda dos casamentos campestres ainda é relativamente nova no Brasil. Então, muita gente ainda não sabe como se preparar para esse tipo de cerimônia. Por isso, é essencial orientar seus convidados sobre os trajes mais apropriados para a ocasião e oferecer alguns mimos para deixá-los mais confortáveis, como leques, protetor solar e repelente.


Prepare-se para imprevistos

Quem pretende se casar durante o dia ou ao ar livre pode ter que enfrentar imprevistos, como sol forte e pancadas de chuva. Se esse é o seu caso, você precisa pensar em estratégias para que o grande dia não seja comprometido! Antes de escolher o local, questione sobre a possibilidade de instalação de toldos ou da transferência da cerimônia para outro espaço, por exemplo.



Não se esqueça das lembrancinhas

As lembrancinhas deixam a decoração de um casamento mais bonita e demonstram o carinho dos noivos pelos convidados. Seguindo uma linha campestre e rústica, você pode oferecer potinhos com doces típicos da região, itens que permitam curtir a festa com mais liberdade ou vasinhos com suculentas. Que tal?